Tags

, , , , , , ,

Calibrar seu monitor

CMYK x RGB

Impressoras e monitores reproduzem cores de formas diferentes. Enquanto a primeira utiliza o sistema CMYK (4 cores), o outro é baseado na emissão das luzes RGB (azul, verde e vermelha). Os dois meios de reprodução podem se aproximar bastante, mas para isso é preciso que você conheça um pouco mais sobre esse assunto antes de produzir seus trabalhos profissionais.

Quando você vê uma imagem num monitor, os pixels são reproduzidos a partir da fusão das luzes azul, verde e vermelha. Em razão disso, e principalmente porque o monitor opera num diferente espaço de cor em relação às impressoras, o que você vê na tela pode se diferenciar drasticamente do que é visto numa imagem impressa.

Cores RGB x CMYK

A. As cores visíveis pelo olho humano.
B. Diferença da gama de cores entre RGB (monitor) e CMYK (impressão).
C. Diferentes captações de cores em dispositivos distintos.

Configurações do Monitor 

Antes de calibrar as configurações no PC você deve se certificar se houve alguma alteração no seu monitor ou placa de vídeo. Seu monitor certamente tem um opção de restaurar as configurações de imagem para “Default”. Na sua placa de vídeo (sendo ela integrada ou não) se você não sabe se houve alteração ou não souber como restaurar, o que eu recomendo é desinstalar e reinstalar os drivers da placa que ela vai ficar no modo “Default”.

A maioria dos monitores sai de fábrica com seus ajustes de RGB ao máximo, o que proporciona imagens fantásticas quando estão expostos no showroom de uma loja. Isso significa que as imagens terão uma temperatura de cor de aproximadamente 9.000K (graus Kelvin) e, com isso, sua tela ficará mais azulada – o que não interfere diretamente na nossa percepção porque nossos olhos têm uma maneira de se ajustarem automaticamente a qualquer mudança de cor.

Portanto, se você deseja ter um monitor que reproduza uma imagem que se assemelhe ao máximo daquela que será impressa, a sua tela deverá se aproximar mais do branco. Num dia claro, o sol nos dá uma temperatura de cor em torno de 5.000K – ajuste que normalmente é encontrado nas impressoras. O ideal é ter essa regulagem no seu monitor, porém um valor razoável para um branco normal gira em torno de 6.500K.

Temperatura de cor
Fonte: Wikipedia

A definição de Temperatura de cor está baseada na relação entre a temperatura de um material hipotético conhecido por corpo negro radiador, e a distribuição de energia da sua luz emitida à medida que a temperatura deste corpo negro é elevada do zero absoluto até temperaturas cada vez mais elevadas – o que expressa a aparência de cor da luz emitida pela fonte de luz. A sua unidade de medida é o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, e sim a tonalidade de cor que ela apresenta ao ambiente. Luz com tonalidade de cor mais suave torna-se mais aconchegante e relaxante, luz mais clara mais estimulante.

A temperatura de cor é uma analogia entre a cor da luz emitida por um corpo negro aquecido até a temperatura especificada em Kelvin e a cor que estamos comparando. Ex.: uma lâmpada de temperatura de cor de 2.700 K tem uma tonalidade suave, já uma outra de 6.500 K tem a tonalidade clara. 

Para trabalhos com edição de imagens deve se buscar uma iluminação de 6.500 K (equivalente a luz natural), isentando-se assim do risco da iluminação influenciar o resultado final.

A maioria dos monitores atualmente comercializados dispõe de ajustes para temperatura de cor ou para operar em sRGB. Se você possui um monitor assim, configure a imagem para 6.500K quando der saída de impressão. Notebooks não são indicados para manipulação de imagens, dadas à limitações de ajustes dos seus monitores integrados.

sRGB
Fonte: Wikipedia

Hoje, o padrão sRGB está tão perto quanto se pode chegar de um verdadeiro espaço de cor universal. O sRGB foi desenvolvido para integrar o espaço de cor de um monitor de computador típico. Seu uso está difundido e é o espaço de cor padrão do Windows XP, de visualizadores da Web, inúmeros visualizadores e editores de imagem e outros softwares da plataforma Windows. Talvez o mais importante nessa discussão seja que esse é também o espaço de cor inserido virtualmente em todas as câmeras digitais atuais. Na verdade, se sua câmera não inclui a opção de escolha de um espaço de cor, é quase certo que não há outro a não ser o sRGB. E se sua câmera inclui opções de espaços de cor, o sRGB é provavelmente um deles.

Ajuste brilho/contraste via Software

(Tutorial do TecMundo)

Calibrize (baixe aqui) é um programa que ajuda você a regular o monitor passando por várias etapas. Além dos testes e da calibragem manual, é o programa ideal para realizar a tarefa com facilidade. O primeiro passo do programa é ajustar o brilho e o contraste de acordo com duas imagens.O contraste deve ser colocado no máximo e o brilho deve ser ajustado para que o círculo escuro ao centro apareça o mínimo possível. Já o círculo no meio do quadrado branco deve continuar aparecendo:

calibrize brilho e contrasteDepois o ajuste feito é para equilibrar a quantidade das cores primárias do monitor: vermelha, azul e verde (padrão RGB). Você deve arrastar as pequenas barras ao centro de cada cor para que o círculo não fique mais escuro do que o fundo. É importante também que o passo anterior tenha sido executado corretamente para que este fique equilibrado.

Calibraze gammaAo terminar de fazer as calibragens, é necessário salvar as configurações. Para isso, você só precisa clicar em “Save” e o seu computador fica com o novo perfil ativado.

Configurando o Photoshop CS6

Escolha Edit – Color Settings (Editar – Configurações de cores), no Photoshop.

CS6 color settingsE, na janela que aparecer, escolha a opção mais adequada para você. Se você quer configurar o monitor para edição de fotografias, escolha “Adobe RGB 1998″.

Adobe RGB 1998Se você estiver trabalhando para para Web, escolha “sRGB”

sRGBSe você quer preparar o documento para impressão, escolha a melhor alternativa no perfil do CMYK para você. Sugiro o FOGRA 39. Note que quando você muda a opção, a coloração da imagem muda.

Fogra 39Configurando Corel X5 X6

Com esse tutorial você vai aprender a configurar o seu Corel de acordo com a sua necessidade! Caso você não queira assistir o vídeo porque a preguiçatempo não deixa, eu vou postar a foto de como devem ficar as configurações!

Configuração de cores

Anúncios