Tags

, ,

   Hoje vou começar a primeira de uma série de dicas de programas que certamente facilitarão a sua vida. Photoshop, Corel, InDesign, Blender, etc são gigantes praticamente insubstituíveis, mas são programas caros e nem sempre se pode tê-los em toda máquina, requerem também uma configuração melhor do seu PC, principalmente quando se trabalha com grandes arquivos.

   Reuni vários programas, muitos eu utilizo e me ajudam bastante, certamente você também vai encontrar algum que facilite o seu trabalho. Alguns terão várias funções dos já renomados, outros fazem até alguma função específica com mais precisão, mas a maioria funcionará como ferramenta para somar ao trabalho já feito pelos tradicionais softwares.

AMP FONT VIEWER

FontViewer

   O programa que eu escolhi pra hoje é o AMP Font Viewer, o melhor gerenciador de fontes grátis que eu já encontrei. Ele suporta fontes TrueType, OpenType e Type1. É um programa completo, bastante leve e capaz de gerenciar uma grande quantidade de fontes (dependendo da quantidade de fontes o seu desempenho para inicialização cai um pouco), mas estou falando de dezenas de milhares de fontes ao mesmo tempo. Com ele é possível gerenciar fontes instaladas e não instaladas no sistema, podendo até gerenciá-las a partir de uma partição diferente, HD Externo ou mesmo de um Pen Drive.

   Eu costumo gerenciar do meu HD Externo minha coleção de mais de 80 mil fontes. Além de poder visualizar todas as fontes em uma lista o programa nos possibilita instalar fontes temporariamente, deletando-as assim que o programa é fechado. Podemos também instalar fontes em uma pasta separada da original do Windows, visualizar a fonte por seus caracteres ou pré editar uma palavra ou frase e seguir alterando a fonte até encontrar a desejada.

   O AMP Font Viewer é grátis e tem a versão Portable que não necessita de instalação.

DOWNLOAD AQUI

   Se você deseja um programa mais robusto, profissional e em português você pode testar o Font Expert, esse faz tudo que o Font Viewer, mas com muitas funções melhores. Ele é pago e tem tempo de 30 dias para teste, mas é possível encontrar algumas versões “Portable” ou no 4shred. Lembrem-se de testar e comprar caso gostem do produto. Até a próxima dica pessoal.

